A graduação em Economia aborda temas da economia de forma global. Ou seja, como a sociedade produz, distribui e consome bens e serviços. São estudados conceitos de mercado financeiro, capitais, formação econômica, história, antropologia, análise de investimentos, desenvolvimento socioeconômico, entre outros.
Por outro lado, a graduação em Contabilidade aborda os fatos e atos econômico-financeiros de uma instituição, seja ela uma pessoa física, empresa ou organização. Durante a faculdade, os futuros contadores estudam as estruturas das demonstrações contábeis, administração financeira, análise de custos, análise tributária, teoria das organizações, auditoria entre outras.
Ou seja, o economista realiza estudos e análises de mercado, considerando fatores como o comportamento da sociedade e as restrições de recursos. Enquanto o contador, ou contabilista, é responsável pelas rotinas contábeis de uma organização, elaborando balanços, relatórios e balancetes que são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores ou para o público externo (setor público, como a Receita Federal do Brasil, ou setor financeiro, quando da necessidade de financiamento por meio de bancos).
Áreas de atuação para economistas
A área de atuação para economistas é bastante ampla e promissora. Há ótimas oportunidades em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, além, é claro, da possibilidade de empreender. Algumas áreas em alta para economistas são: mercado financeiro, perícia econômica, estudos de mercado e orientação financeira.
Áreas de atuação para contabilistas
Os contadores têm papel fundamental em organizações de todos os portes e setores. Por isso, são bastante valorizados no mercado de trabalho. Além de atuar como funcionário de grandes empresas, o profissional pode trabalhar como consultor, auditor e até mesmo abrir o seu próprio escritório de contabilidade.